lunes, 10 de marzo de 2014

Entrevista a Jara Arrais, músico brasileiro


Ubirajara Arrais nasceu em 1969 em São Paulo, Brasil. É músico, cantor, violonista e charanguista, graduado em música pela Unisantanna (Centro Universitário Sant’Anna). É fundador e diretor musical do Grupo Sendero e dos Seresteiros de Diadema. Desde o ano 2000 é parte do conjunto Raíces de América.



EN ESPAÑOL: CLICK AQUI 

Você tem uma extensa experiência na música de seu país. Quando você  foi incorporado ao grupo "Raíces de América"?

 Precisamente em janeiro do ano 2000 quando se comemorava 20 anos de Raíces de América .


 Para o público de língua espanhola  está curioso  encontrar um grupo musical brasileiro que executa canções na sua língua. Qual foi a motivação para abordar este repertório?

Naquele periodo exato, passavamos por um momento crucial no país, “ a ditadura militar “. O Raices de América e outros grupos como o “Tarancon” surgiram no intuito de trazer à  tona este sentimento de latinidade e de contestar a situação atual.


O Brasil é uma nação que possui uma cultura rica e diversificada. Como é valorizada a proposta do Raíces de América pelo público brasileiro?

 Sim, uma cultura rica porém o brasileiro se esquece da cultura vizinha que faz parte de nossas vidas , sendo assim levamos esta proposta de divulgar a cultura latino americana como um todo.


Raíces de América


“Raíces..” apresentou-se  noutros países do continente? Existem propostas para faze-lo este ano?

 No momento não, tanto o Brasil como América Latina passa por momentos difíceis e aquí é um pouco difícil sair desta forma sem um patrocinio ou algo que financie esta viagem.


Certamente você terá sido perguntado sobre a coincidência  entre seu nome  e  o do Víctor Jara, cujas canções você interpreta . O que você  acha disto?

 Maravilhoso, pois por pequena que seja a coicidência, para mim é uma honra carregar este nome.


Além de trabalhar com RdA, você investiga e divulga trabalhos da música afro-cubana. Que incentivos produzem você aprofundar sobre essas músicas?

 A cultura cubana e a brasileira estão bem próximas, é como se tivesse passeando pela Bahia, na cultura religiosa afro cubana e brasileira ; temos os mesmos rituais e os mesmos Orixás , por isso temos essa proximidade . Do meu lado me encanta essa cultura .


Conte-nos sobre a sua visita, como solista, a  ser  realizada em Buenos Aires em julho próximo.

Como me encantei com o povo Argentino e me indentifiquei muito, ou seja, “Me sentí en casa” ,Quero levar músicas da nossa raíz, Samba do Morro, interpretando um dos maiores compositores brasileiros,  Noel Rosa. No ano de 1932 ocorre uma disputa, uma briga entre ele e Wilson Batista que deu origem a mais bela disputa de sambas no Brasil ,chamada de A Polêmica, cerca de 12 sambas surgiram atraves desta peleia e quem saiu ganhando foi o povo Brasileiro. Este trabalho quero levar em julho.

Vídeo: Raíces de América - Los Hermanos
(A. Yupanqui)

Vídeos e fotos: cortesia de Jara Arrais

Sites oficiais:                                                                                                            

http://raicesdeamerica.com/ (Português, espanhol e inglês)


No hay comentarios:

Publicar un comentario